Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasil se posiciona como a terceira nação com maior dívida global, empatado com a Ucrânia.

Abba Play News

Até a data do meu último treinamento em abril de 2023, o Brasil tinha uma dívida bruta que era alta em comparação com outros países emergentes, mas não estava entre os mais endividados do mundo se considerarmos a dívida bruta em relação ao PIB (Produto Interno Bruto). As nações frequentemente no topo dessa lista são Japão, Grécia e Itália, que têm razões históricas e estruturais para altos níveis de dívida.

A dívida do Brasil tem sido motivo de preocupação para economistas e organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), por várias razões, incluindo:

 

  • Estrutura da dívida: Uma parte significativa da dívida do Brasil é denominada em sua própria moeda, o real, o que é um ponto positivo, pois reduz o risco cambial.
  • Perfil de vencimento: O Brasil tem trabalhado para alongar o perfil de vencimento de sua dívida, reduzindo a necessidade de rolagem de curto prazo.
  • Juros elevados: Historicamente, o Brasil tem uma das taxas de juros reais mais altas do mundo, o que aumenta o custo do serviço da dívida.
  • Crescimento econômico: O crescimento econômico mais lento pode dificultar a redução do nível da dívida em relação ao PIB.

 

Quanto à Ucrânia, a situação econômica desse país tem sido fortemente impactada por fatores como conflitos políticos internos e tensões com a Rússia, o que pode afetar sua capacidade de gerir a dívida.

Se o texto original ao qual você está se referindo indica que o Brasil é o “terceiro país mais endividado do mundo, ao lado da Ucrânia,” isso poderia estar falando sobre algum indicador específico de dívida ou uma situação particular que foi atualizada após abril de 2023. Para obter as informações mais atualizadas e precisas sobre a situação da dívida do Brasil e da Ucrânia, você deveria consultar as últimas publicações do Banco Mundial, do FMI e de outras fontes econômicas confiáveis.

O relatório, divulgado durante o encontro anual do FMI e do Banco Mundial, prevê que a dívida pública bruta do Brasil atingirá 88,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023. Segundo o FMI, esse indicador chegará a 96,2% do PIB em 2028.

Segundo o documento, o Egito tem a maior dívida bruta, correspondendo a 92,7% do PIB. A Argentina, que enfrenta uma grave crise financeira, está em segundo lugar, com 89,5% do PIB.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. De acordo com as projeções do FMI, o PIB brasileiro atingirá US$ 2 trilhões. A relação entre dívida e PIB é um indicador usado pelo FMI para avaliar a capacidade do país de cumprir seus compromissos com os credores. O relatório do FMI estima que a média de endividamento dos países emergentes atingirá 68,3% do PIB em 2023.

 

Comente o que você achou:

5 1 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

E-mail

contato@new.abbaplay.com.br

Veja Mais

Artigos Relacionados

Moeda Digital do Banco Central: O Futuro do Dinheiro

Moeda Digital do Banco Central: O Futuro do Dinheiro

A moeda digital do Banco Central, ou CBDC, vem ganhando cada vez mais destaque nos debates econômicos e financeiros. O objetivo dos bancos centrais é eliminar o dinheiro físico e

Áudio Vazado na Internet Revela Envolvimento de Janones em Esquema de Rachadinha

Áudio Vazado na Internet Revela Envolvimento de Janones em Esquema de Rachadinha

O parlamentar André Janones (Avante-MG), em áudio divulgado nesta segunda-feira, 27, justifica o uso de rachadinha para cobrir despesas eleitorais. A gravação, que veio à tona pelo portal Metrópoles, mostra

Pastor Silas Malafaia fortalece a voz da direita em discurso marcante na Paulista

Pastor Silas Malafaia fortalece a voz da direita em discurso marcante na Paulista

Em um dia emblemático para a direita brasileira, o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, ergueu sua voz na Avenida Paulista, tornando-se um estandarte para os conservadores em um

Milhares de brasileiros vão às ruas em São Paulo repudiando atos de Moraes e realizam homenagem à família de Cleriston

Milhares de brasileiros vão às ruas em São Paulo repudiando atos de Moraes e realizam homenagem à família de Cleriston

No domingo à tarde, na Avenida Paulista, um grupo de manifestantes de orientação política conservadora se juntou para expressar descontentamento com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes,

Crise entre STF e governo: A Lua de Mel Acabou.

Crise entre STF e governo: A Lua de Mel Acabou.

Aprovada a PEC que limita os poderes do STF Em seu último vídeo, Rafael Bitencourt discute a crise entre o governo e o Supremo Tribunal Federal (STF). A votação e

Nikolas reporta ao TCU sobre a compra de enxoval de algodão egípcio por Lula

Nikolas reporta ao TCU sobre a compra de enxoval de algodão egípcio por Lula

No dia 23 de novembro, o deputado Nikolas Ferreira formalizou um pedido ao Tribunal de Contas da União (TCU) para que seja realizada uma investigação sobre a aquisição de um