Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Manifestantes cantam ‘bombardeie Israel’ e queimam bandeira do lado de fora da sinagoga na Suécia

Abba Play News

Um manifestante queimou uma bandeira israelense do lado de fora da única sinagoga na cidade sueca de Malmo, no sábado, enquanto cerca de uma dúzia de outros manifestantes gritavam “bombardeie Israel” enquanto agitavam bandeiras palestinas.

Os vídeos do incidente não mostraram nenhuma presença policial na sinagoga, que há anos é alvo de vários atos antissemitas de vandalismo. A manifestação anti-Israel foi para protestar contra os ataques de Israel ao Hamas em Gaza.

O Congresso Judaico Europeu condenou no domingo o incidente. “Intimidar a comunidade judaica e culpá-la pelos acontecimentos no Oriente Médio é anti-semitismo flagrante”, escreveu o grupo no X.

Em 7 de Outubro, cerca de 3.000 terroristas do Hamas realizaram um ataque transfronteiriço a Israel, onde assassinaram cerca de 1.400 pessoas e raptaram outras 240 para Gaza.

Acredita-se que milhares de habitantes de Gaza tenham morrido em ataques israelitas que o governo de Israel afirma terem como objetivo derrubar o regime do grupo terrorista e libertar os reféns.

O conflito desencadeou dezenas de protestos e motins anti-Israel em toda a Europa e fora dela. Alguns caíram em tumultos. As comunidades judaicas na Europa relatam uma onda de crimes de ódio antissemitas, incluindo vários casos de agressão.

 

Na Alemanha, a polícia suspeita que agressores não identificados tenham tentado incendiar uma sinagoga. Em Paris, a polícia prendeu um homem que suspeitava ter incendiado a porta da frente de um casal judeu e em Lyon, uma mulher foi esfaqueada em sua casa no sábado, no que a polícia suspeita ter sido um ataque anti-semita. Ela sofreu ferimentos leves que exigiram alguns pontos no abdômen, informou o site de notícias 20minuto.fr.

Malmo, uma cidade portuária do sul, tem uma grande minoria muçulmana que, segundo algumas estimativas, representa cerca de um terço da população da cidade, de cerca de 300 mil habitantes.

A população judaica da cidade diminuiu de cerca de 800 em 1997 para menos de 400 em 2019. Em 2011, Malmo assistiu a enormes manifestações anti-Israel e tumultos anti-semitas em resposta aos planos de acolher a equipa de ténis de Israel.

A sinagoga da cidade também foi alvo de ataques incendiários em pelo menos duas ocasiões.

 

Aron Verständig, presidente do Conselho das Comunidades Judaicas Suecas, apelou à prefeita de Malmo, Katrin Stjernfeldt Jammeh, para condenar o incidente.

No domingo, sua conta no X e no site oficial da cidade não trazia nenhuma referência ao incidente. Seu escritório não respondeu imediatamente a um pedido de comentário do The Times of Israel.

 

Fredrik Sieradzki, porta-voz da Comunidade Judaica de Malmo, criticou a polícia por não impedir as ações dos manifestantes, chamando a sua aparente falha em intervir de “repreensível”.

O departamento de imprensa da Autoridade Policial Sueca não respondeu imediatamente a um pedido de comentários sobre a alegação de Sieradzki.

Comente o que você achou:

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

E-mail

contato@new.abbaplay.com.br

Veja Mais

Artigos Relacionados

Moeda Digital do Banco Central: O Futuro do Dinheiro

Moeda Digital do Banco Central: O Futuro do Dinheiro

A moeda digital do Banco Central, ou CBDC, vem ganhando cada vez mais destaque nos debates econômicos e financeiros. O objetivo dos bancos centrais é eliminar o dinheiro físico e

Áudio Vazado na Internet Revela Envolvimento de Janones em Esquema de Rachadinha

Áudio Vazado na Internet Revela Envolvimento de Janones em Esquema de Rachadinha

O parlamentar André Janones (Avante-MG), em áudio divulgado nesta segunda-feira, 27, justifica o uso de rachadinha para cobrir despesas eleitorais. A gravação, que veio à tona pelo portal Metrópoles, mostra

Pastor Silas Malafaia fortalece a voz da direita em discurso marcante na Paulista

Pastor Silas Malafaia fortalece a voz da direita em discurso marcante na Paulista

Em um dia emblemático para a direita brasileira, o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, ergueu sua voz na Avenida Paulista, tornando-se um estandarte para os conservadores em um

Milhares de brasileiros vão às ruas em São Paulo repudiando atos de Moraes e realizam homenagem à família de Cleriston

Milhares de brasileiros vão às ruas em São Paulo repudiando atos de Moraes e realizam homenagem à família de Cleriston

No domingo à tarde, na Avenida Paulista, um grupo de manifestantes de orientação política conservadora se juntou para expressar descontentamento com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes,

Crise entre STF e governo: A Lua de Mel Acabou.

Crise entre STF e governo: A Lua de Mel Acabou.

Aprovada a PEC que limita os poderes do STF Em seu último vídeo, Rafael Bitencourt discute a crise entre o governo e o Supremo Tribunal Federal (STF). A votação e

Nikolas reporta ao TCU sobre a compra de enxoval de algodão egípcio por Lula

Nikolas reporta ao TCU sobre a compra de enxoval de algodão egípcio por Lula

No dia 23 de novembro, o deputado Nikolas Ferreira formalizou um pedido ao Tribunal de Contas da União (TCU) para que seja realizada uma investigação sobre a aquisição de um